Gerações de Computadores
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Gerações de Computadores
Primeira Geração (19401955)
1 tecnologia baseada em válvulas.
2 programação em hardware.
3 um programa em execução em cada momento, uma tarefa (job)
4 computadores pessoais de uso científico.
5 entrada de dados e de programa em cartões perfurados.
Segunda Geração (19551965)
1 tecnologia baseada em transístores.
2 salas de operação: separação entre utilizadores e operadores, que eram responsáveis pelo carregamento e a execução do programa. Cada programa era gravado pelo programador em cartões, entregues a um operador e mais tarde os resultados saiam em papel, numa impressora.
3 primeiros computadores comerciais
4 sistemas batch: vários jobs gravados em fita magnética, que eram executados num único batch, isto é, sem a intervenção de um utilizador. As tarefas formavam uma fila de espera, e eram executados em sequência. Os resultados podiam também ficar guardados em fita magnética.
5 os primeiros sistemas de operação controlavam os sistemas batch utilizando instruções numa linguagem específica(JCL, Job Control Language).
6 desvantagens: o utilizador não tem interacção com o programa, uma vez submetido numa fila de jobs.
Terceira Geração (19651980)
1 tecnologia baseada em circuitos impressos.
2 multiprogramação: vários jobs em memória; sistemas de protecção de memória
3 computadores de uso científico (cálculo numérico) e de uso comercial (processamento de caracteres; melhores periféricos de entrada/saída)
4 interactivos: terminais online ou estações de trabalho workstations que permitem o utilizador comunicar com o programa em execução e conhecer imediatamente os resultados.
5 sistemas de tempo partilhado (timesharing), multitarefa e multiutilizador:divisão do tempo em intervalos, e restringir cada intervalo à execução de uma da tarefas (processo). Quando um intervalo termina essa tarefa fica suspensa e outra entra em execução. Ao fim de certo tempo as tarefas terminam, dando a ilusão que estiveram a ser executadas em simultâneo (permitiam cerca de 30 utilizadores em simultâneo). Vantagens: dado que um computador gasta muito tempo à espera dos periféricos, quando uma tarefa está
nessa fase outras podem ser executadas.
Quarta Geração (1980199?)
1 tecnologia LSI e VLSI (chips)
2 computadores pessoais
3 utilizadores não especializados
4 interfaces gráficos e userfriendly
5 redes de computadores: sistemas de operação em rede e distribuídos. Máquinas pequenas conectadas em rede,
partilhando vários recursos (impressoras, memórias auxiliares (discos), software, etc).
6 sistemas multiprocessador (redes caso particular). Os s.o.tem também de controlar a atribuição de tarefas a cada
processador: alocação de tarefas, garantindo o uso efectivo dos processadores e divisão de tarefas em subtarefas
para cada processador.
1 tecnologia baseada em válvulas.
2 programação em hardware.
3 um programa em execução em cada momento, uma tarefa (job)
4 computadores pessoais de uso científico.
5 entrada de dados e de programa em cartões perfurados.
Segunda Geração (19551965)
1 tecnologia baseada em transístores.
2 salas de operação: separação entre utilizadores e operadores, que eram responsáveis pelo carregamento e a execução do programa. Cada programa era gravado pelo programador em cartões, entregues a um operador e mais tarde os resultados saiam em papel, numa impressora.
3 primeiros computadores comerciais
4 sistemas batch: vários jobs gravados em fita magnética, que eram executados num único batch, isto é, sem a intervenção de um utilizador. As tarefas formavam uma fila de espera, e eram executados em sequência. Os resultados podiam também ficar guardados em fita magnética.
5 os primeiros sistemas de operação controlavam os sistemas batch utilizando instruções numa linguagem específica(JCL, Job Control Language).
6 desvantagens: o utilizador não tem interacção com o programa, uma vez submetido numa fila de jobs.
Terceira Geração (19651980)
1 tecnologia baseada em circuitos impressos.
2 multiprogramação: vários jobs em memória; sistemas de protecção de memória
3 computadores de uso científico (cálculo numérico) e de uso comercial (processamento de caracteres; melhores periféricos de entrada/saída)
4 interactivos: terminais online ou estações de trabalho workstations que permitem o utilizador comunicar com o programa em execução e conhecer imediatamente os resultados.
5 sistemas de tempo partilhado (timesharing), multitarefa e multiutilizador:divisão do tempo em intervalos, e restringir cada intervalo à execução de uma da tarefas (processo). Quando um intervalo termina essa tarefa fica suspensa e outra entra em execução. Ao fim de certo tempo as tarefas terminam, dando a ilusão que estiveram a ser executadas em simultâneo (permitiam cerca de 30 utilizadores em simultâneo). Vantagens: dado que um computador gasta muito tempo à espera dos periféricos, quando uma tarefa está
nessa fase outras podem ser executadas.
Quarta Geração (1980199?)
1 tecnologia LSI e VLSI (chips)
2 computadores pessoais
3 utilizadores não especializados
4 interfaces gráficos e userfriendly
5 redes de computadores: sistemas de operação em rede e distribuídos. Máquinas pequenas conectadas em rede,
partilhando vários recursos (impressoras, memórias auxiliares (discos), software, etc).
6 sistemas multiprocessador (redes caso particular). Os s.o.tem também de controlar a atribuição de tarefas a cada
processador: alocação de tarefas, garantindo o uso efectivo dos processadores e divisão de tarefas em subtarefas
para cada processador.
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